08/09/2016

7

BC : Cardiotocografia: o exame que avalia a vitalidade fetal


Vamos a uma Blogagem coletiva do Materinsta ! Mamães que se juntaram para falar de um assunto que o tema é gestante, convido você leitor a conhecer também os outros blogs, Só clicar nos nomes !! <3 

Quanto mais a gente souber da saúde dos nossos pequeninos ainda na barriga  é  um alivio pra mamãe que tem a certeza que quando a 'hora chegar ' ele estará totalmente saudável, hoje vamos abordar sobre a gestante, saúde do bebê.
O exame de cardiotocografia é um método de avaliação das reais condições do bebê dentro da barriga da mãe. Ele detecta a frequência cardíaca do feto e as contrações uterinas, e através de um registro gráfico o médico pode avaliar o bem estar materno-fetal.
Existem quatro classificações para esse exame. É chamado de cardiotocografia anteparto quando realizado antes do início do trabalho de parto. A cardiotocografia intraparto é realizada durante o trabalho de parto e mostra de que forma o bebê está reagindo às contrações. Se não há interferência do médico que está realizando o exame, é chamada de basal, feito com o feto em repouso. Quando o resultado desse é suspeito, o examinador pode realizar a cardiotocografia estimulada, que modifica o estado de sono do bebê. Esse método utiliza um estímulo sonoro no abdome da mãe com uma fonte com frequência de 500 a 1.000 Hz para verificar a reação do bebê. O feto também pode ser estimulado mecanicamente, através da movimentação do polo cefálico.
Atualmente, alguns médicos utilizam esse exame como rotina no pré-natal no final da gestação, como uma forma de complementar os exames de ultrassonografia. Sua grande vantagem é ser um método não evasivo e de fácil realização, pois é feito através da pele da mãe.
Eletrodos ligados a um monitor são colocados na barriga da mãe e, durante cerca de 20 a 30 minutos, o aparelho registra de modo contínuo a frequência cardíaca e movimentos do bebê, bem como a presença e duração de contrações do útero. Ao final do exame, o aparelho gera um laudo em forma de gráfico, semelhante ao de um eletrocardiograma, que deve ser interpretado pelo especialista.
Quando o exame não segue o padrão de normalidade, pode significar insuficiência na oxigenação cerebral do bebê, o que ocorre, por exemplo, por motivos placentários, posicionais, ou quando o cordão umbilical está enrolado no pescoço do feto. Dependendo do resultado do exame, eventualmente, o médico pode definir o melhor momento e método de realizar o parto.
Mulher grávida fazendo exame de cardiotocografia - foto: Eternalfeelings/ShutterStock.com
*Foto reprodução


7 comentários:

  1. Testes que existem para o nosso beneficio e de nossos bebês!
    É bom saber da existência e quando cada um é usado!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Vi 👏👏👏 eu não fiz exame acho eu, não lembro.
    Beijos Mari

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post. Não me recordo de ter feito o exame, mas é sempre bom informarmos sobre todos os exames e sempre saber como anda nossos bebes. Parabéns. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Nossa esse exame foi marcante para mim! Meu parto foi de emergência, sai dele direto para a maternidade!! Pura emoção!n

    ResponderExcluir
  5. Duas ecos que me tiraram o sono foi esta e a transnucal...bah!!!
    Beijos, www.blogbabylo.com

    ResponderExcluir
  6. Que legal saber desse exame, não conhecia. Adorei seu post, parabéns!

    Bjokas

    Val

    www.mamafante.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visitinha! Comente nós adoramos!! Vitória & Nathan