27/02/2012

4

Mudança no Berço

Berando os seus nove meses chegou a hora de descer a parte de cima doo berço a algum tempo ate postei aqui no blog falando que ele tinha levantado sozinho e ficou segurando no berço, como ele tinha conseguido só duas vezes não me importei em descer só que agora que ele aprendeu de vez a sentar e levantar mesmo decidi logo até pra evitar de que ele venha a cair do berço, minha preocupação era essa, essa noite foi a primeira noite dele dormiu bem porem estar naquelas de acordar toda hora pra mamar, mas acho que seja por causa do calor também.
hoje dia 27/02; colocando ele pra dormir naquela briga porque não queria dormir e já era tarde coloquei ele no berço pra ele entender que era hora de dormir, por incrível que pareça ele conseguiu ficar de pé no berço abaixado e segurou nas laterais, pra vocês verem como ele está.

Na hora do almoço já não para quieto é se movimentando o tempo todo bate as pernas, as mãos, abaixa pra botar a boca no pé, quer pegar o prato, uma festa que só vendo.
Mas o importante que ele está bem com saúde, risonho, dá uns gritos, bate um dos pés quando quer algo, cheio de manias já...rs
Fica falando mã mã,, pa pa, da da, sua língua de bebe, mais mã mã, fala só quando quer alguma coisa ou quando tá em apuros.

                                               
                                                      Ele dormindo no berço




17/02/2012

0

Papinhas receitas

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA:
O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.
Após os 6 (seis) meses de idade continue amamentando seu filho e ofereça novos alimentos.


Delícia de frango
Ingredientes1 xícara de arroz cozido
2 filés de frango
2 tomates sem pele e sem sementes
2 colheres (sopa) de ervilhas frescas
1 colher (sobremesa) de margarina
1 colher (sopa) salsinha picada
1 colher (sopa) de cebola ralada
½ dente de alho picado
uma pitada de sal
Modo de fazerCozinhe o filé de frango em um pouco de água. Depois, desfie e reserve. Em uma panela, doure a cebola e o alho na margarina, acrescente os tomates picados, a ervilha, o sal e quatro colheres (sopa) da água que o frango foi cozido. Deixe apurar, acrescente o frango, a salsinha e deixe no fogo baixo por cinco minutos. Depois, acrescente esse refogado ao arroz.

Sucos:



Cenoura com laranja
Bata no liquidificador o suco de duas laranjas lima ou pêra mais uma cenoura média. Se você tiver centrífuga, faça o suco da cenoura e depois misture com o de laranja.



Dica: Para aproveitar mais o suco de frutas como goiaba, maçã, pêra e de cenoura e beterraba, o melhor é processa-las na centrífuga. Se você não tiver esse acessório, use o liquidificador. Mas lembre-se de coar o suco antes de servi-lo.
Atenção!
Sugerimos que a introdução de frutas e legumes seja feita com cautela, não ultrapassando 40 ml ao dia. Caso ocorram erupções, manchas, diarréia ou constipação ou outras alterações, não alimente mais o seu bebê com o novo ingrediente e procure orientação com o seu pediatra.



Sopa de aveia




Ingredientes
- 1 cenoura média
- 1 mandioquinha média
- 1 xícara (chá) de caldo de frango
- 1 colher (sobremesa) de margarina
- 1 colher (sobremesa) de cebola picada
- 2 colheres (sopa) de farinha de aveia
- 1 colher (sopa) de salsinha picada
- uma pitada de sal.





Modo de fazer:

Cozinhe a cenoura e a mandioquinha em um pouco de água. Amasse os legumes com o garfo e acrescente o caldo de frango, a cebola e o sal. Leve ao fogo baixo e acrescente a aveia, a margarina e a salsinha. Mexa bem até ferver.





Doce de maçã


Ingredientes2 maças médias
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de aveia
½ litro de água


Modo de fazerDescasque e tire os caroços das maças. Coloque-as na água com o açúcar e deixe de molho em uma panela de pressão com a tampa por quatro horas. Depois, deixe cozinhar até sobrar só um pouco de água. Corte as maçãs em pequenos pedaços e polvilhe a farinha de aveia.
A maçã pode ser substituída por pêra ou abacaxi.







Atenção!
Fica a critério do seu pediatra a consistência da papinha que deve ser oferecida ao bebê bem como o seu processamento final. Ou seja, se os alimentos serão passados em peneira, amassadinhos ou em grãos.


Receitas retiradas do site: Guia do bebê

16/02/2012

0

*Papinhas receitas * 6 à 8 meses

A primeira papinha:


Nas primeiras duas semanas a papa deve ser feita com um tipo de legume e um tipo de folha. Depois que a criança já tiver experimentado vários tipos de legumes e folhas, você pode misturar até três tipos de cada grupo.
Primeira papinha - (para as primeiras duas semanas)

Ingredientes
- meia cenoura média
- duas folhas de alface
- um pedaço pequeno de cebola
- um pouco de salsa bem picadinha
- uma pitada de sal
- uma colher rasa das de café de óleo de milho ou girassol


Modo de fazer
Lave bem a cenoura e as folhas de alface. Coloque um pouco de água filtrada para ferver - o suficiente para cozinhar os ingredientes. Depois que a água entrar em ebulição, coloque a cenoura com casca, o alface, a cebola, o sal e o óleo. Cozinhe em panela de pressão ou em panela comum com tampa. Deixe cozinhar até que a cenoura fique macia. Tire a casca da cenoura e amasse com um garfo, juntamente com a cebola e as folhas de alface. Acrescente a salsinha.


Dicas
- A cenoura pode ser substituída por outro legume e as folhas de alface por outro tipo de hortaliça. Alguns exemplos: mandioquinha com espinafre; abóbora com repolho; beterraba com agrião; chuchu com couve.
- Use sempre cebola ou alho para cozinhar os alimentos. O mesmo vale para o óleo, a salsinha e o sal.

A papinha sequêncial para bebê


Ingredientes
- meia mandioquinha
- uma batata pequena (ou uma colher das de sopa de grão de milho)
- meia beterraba
- um pedaço pequeno de cebola
- meio dente de alho ou uma rodela de alho poró
- meio tomate sem semente
- duas folhas de repolho
- duas folhas de agrião
- uma colher rasa das de sobremesa de óleo de milho ou girassol
- uma pitada de sal
- uma colher das de sopa de caldo de feijão
- salsinha

Modo de fazer:
Lave bem os legumes e as folhas. Coloque um pouco de água filtrada para ferver - o suficiente para cozinhar os ingredientes. Depois que a água entrar em ebulição, coloque os legumes, as folhas, a cebola, o alho, o sal e o óleo.
Cozinhe em panela de pressão ou em panela comum com tampa, até os legumes ficarem macios. Após retirar a casca dos legumes, amasse todos os ingredientes com um garfo e acrescente a salsinha e o caldo de feijão.

Dicas
- A batata ou o milho podem ser substituídos por uma colher das de sopa de arroz cozido, amassadinho com o garfo.
- O caldo de feijão pode ser substituído por caldo de lentilha, ervilha, grão de bico ou por vagem. Se a opção for pela vagem, cozinhe os grãos com o resto dos alimentos.
- Depois de uma semana, os caldos - de feijão, lentilha, etc, já podem ser substituídos pelos grãos cozidos e amassados com o garfo.
- A gema de ovo também pode fazer parte da refeição. Comece com um quarto da gema - sempre cozida - e vá aumentando até chegar a uma inteira. Você deve oferecer o ovo da mesma forma que a carne.
- Por volta do sexto mês, acrescente à papa meio bife ou meio filé de frango ou meio bife de fígado. Cozinhe a carne com os outros ingredientes. Depois, desfie a carne e corte em pedaços pequenos ou moa no liquidificador. O melhor é colocar a carne em um pratinho separado e oferece-la com as primeiras colheradas das papinhas.
- Quando a criança estiver com oito meses, dobre a quantidade de carne, de arroz e de grãos.


Bebês de 6 a 8 meses

Cabelinho-de-anjo


100 g de macarrão tipo cabelinho-de-anjo
- 1 colher (sopa) de óleo de milho ou girassol
- 2 copos de leite
- uma pitada de sal
- meia cebola
- salsinha picada
- 1 colher (café) de margarina
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 pedaço pequeno de abóbora

Modo de fazer:

Coloque meio litro de água para ferver com o óleo e o sal. Quando a água entrar em ebulição, acrescente o macarrão e deixe cozinhar. À parte, dissolva a farinha de trigo no leite. Despeje essa mistura no macarrão e junte a margarina e a cebola picada. Deixe tomar consistência, mexendo sempre. Acrescente a salsa picada e a abóbora cozida em pequenos pedaços.
Dica
Você pode substituir a abóbora por carne moída, peito de frango desfiado ou por espinafre cozido e picado.


Guia do bebê

03/02/2012

2

8 meses do meu tigrinho

Como passou rápido, esse pedacinho de gente, que cada dia me traz muita felicidade nessa nova fase da minha vida, que não me imaginava que seria mãe tão cedo, sempre foi meu sonho ser mãe desde meu primeiro relacionamento, mais enfim, cada minuto, cada momento é uma surpresa ao lado dele.

algumas semanas atras ele me deu um susto, acabou caindo da cama enquanto eu fui arrumar o armário, ele caiu   só escutei o barulho quando olhei ele já estava no chão, um susto horrível, porque na hora ele ficou uns segundo sem choro, mais graças a Deus não foi nada grave, só ficou com um raladinho na testa.


Na alimentação ele come de tudo, na primeira tentativa ele vomitou tudo, depois na segunda tentativa comeu normalmente, eu dou carne, feijão,arroz, batata/ doce, inhame, cenoura, beterraba,( em cada almoço ou janta coloco 2 legumes, carne, feijão e arroz) as frutas ele adorou pera... comecei com a janta esse mês, pela adaptação com a comida e peito que ele não larga sempre pede e eu também tenho leite.

Ontem ele conseguiu se levantar sozinho, e fala como nunca ou melhor tenta na lingia deles, o berço parece que é pequeno ele roda o berço todo, coloco elee de um lado no outro dia ele está do outro.

Uma fotinha: