13/07/2011

0

Massagem indiana deixa crianças mais calmas

Surgida possivelmente no sul da Índia, na região de Kerala, a Shantala é uma massagem usada em bebês e crianças pequenas. A técnica foi batizada por um médico francês, Fréderick Leboyer, que observou uma indiana de nome Shantala massageando seu bebê, durante a década de 1970.



O objetivo da Shantala é aproximar pais e filhos, afirma Denise. Ela relata que, como a massagem passa por todas as partes do corpo da criança, ela passa a ter mais consciência de si mesma. É importante dizer o nome das partes da criança que estão sendo tocadas, diz a fisioterapeuta.
- Com mais consciência corporal, a criança vai se misturar melhor ao ambiente. Isso também pode facilitar o desenvolvimento motor. Geralmente, um bebê que recebe Shantala vai conseguir sentar, rolar e andar com mais naturalidade.
A criança é posta sobre as pernas da educadora, que começa a massagem pelo peito, para depois ir para os braços e mãos, abdômen, pernas e pés do bebê. A partir daí os exerícios chegam nas costas, no rosto e finalizam com atividades que remetem à yoga.



Outro passo fundamental é que o executor da Shantala esteja sempre olhando nos olhos da criança e use um óleo de amêndoas com lavanda.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visitinha! Comente nós adoramos!! Vitória & Nathan